fbpx
41 99195.8999 [email protected] CONTATO

Por: Angeles Bonal Rosell Rayes – Educadora Física, Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde, Instrutora de Pilates, coordena o workshop Pilates na Obesidade e idealizadora do Aprumo equilíbrio corporal.

Resposta: ele emagrece.

Por que?

Porque primeiramente o Pilates é uma atividade física, e entende-se por atividade física qualquer movimento corporal produzido por contração muscular e que aumente o gasto energético. O Pilates é composto de uma série de exercícios baseados nos movimentos progressivos que o corpo é capaz de executar e que visa trabalhar a força, o alongamento e a flexibilidade. A carga pode ser o próprio peso do corpo ou proporcionada pelo uso de molas.

Ele pode melhorar a composição corporal, ou seja, diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra, mesmo sem a perda de massa corporal total (peso). No entanto, ele vai depender do volume e intensidade do treinamento. Já temos estudos que verificaram os efeitos do Pilates na composição corporal e que foram positivos (Aladro et al, 2012; Savikin e Bas, 2016 ). Corrobora com os estudos, um projeto piloto onde apresentei os dados preliminares no 62º Congresso Internacional da ACSM em San Diego (EUA) em 2015.
O projeto piloto consistiu na participação de indivíduos obesos ou com sobrepeso em um treino de Pilates com os exercícios do repertório do Mat Pilates & Equipamentos, durante 2 meses, 3 vezes na semana com aulas de uma hora de duração. Resultados como a diminuição expressiva na massa gorda, circunferência de quadril e cintura foram encontrados. Assim como houve melhora da resistência muscular e testes funcionais. Importante salientar que na pesquisa só foram utilizados os exercícios criados por Joseph Pilates e respeitou-se a forma de progressão de carga através do uso de molas e ou aumentando o número de exercícios e não número de séries. Se quiser saber mais acesse a pesquisa.

Concluindo

– Para quem quer emagrecer e diminuir medidas, o Pilates pode ser uma alternativa.
– Para quem quer emagrecer com redução de peso na balança, o Pilates e a dieta (restrição alimentar) devem ser associados.

Fonte e artigo completo:
http://aprumoequilibriocorporal.com.br/site/o-pilates-emagrece-ou-faz-perder-peso/